quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vovó de 75 anos corta a internet de um país e meio

Por Rafael Silva
06/04/2011 às 19h07



Já sabemos que um governo consegue ser tirano o bastante para desativar o acesso à internet de um país inteiro e deixar sua população com páginas em branco nos seus navegadores. Vimos isso acontecer mais recentemente no Egito e pouco depois na Líbia, mas em ambos os casos se tratava de de uma intervenção oficial. Agora foi a vez de uma intervenção acidental causar o mesmo efeito: uma senhora de 75 anos deixou parte de dois países sem acesso à internet por horas.

Seu nome não foi divulgado, mas sabemos que trata-se de uma moradora de um vilarejo chamado Ksani, na Geórgia, que saiu da sua casa no dia 28 do mês passado procurando por cabos de cobre, para cortar, roubar e revender. Ela encontrou justamente um dos cabos de fibra óptica que faz ligação do país com a Armênia e passou o alicate nele, provavelmente percebendo mais tarde que o material dentro do cabo não era o que procurava. Com isso, 90% da Geórgia e parte da Armênia ficaram sem acesso à internet durante pouco mais de 12 horas.

Pouco depois da meia-noite do dia 28 os serviços foram normalizados. Hoje a senhora foi encontrada pela polícia georgiana e agora pode ter que enfrentar até 3 anos atrás das grades. Oops.

Com informações: BBC. Dica do Gabriel Subtil (@gabrielsubtil) via Twitter. Valeu, Subtil! Imagem sob licença CC de Jemimus no Flickr.

Nenhum comentário: